5 dicas para melhorar seu comportamento em reuniões

24/09/2019 às 18:25 Dicas

5 dicas para melhorar seu comportamento em reuniões

As reuniões fazem parte do cotidiano profissional de todos, independente da profissão. Seja reuniões em equipes, com fornecedores ou com clientes, sempre temos uma para participar.

E se você ainda se sente inseguro, separamos algumas dicas neste artigo que podem te ajudar a melhorar o seu desempenho em reuniões.

Antes de tudo, é preciso ter a noção de que se sair bem em reuniões é fundamental para sua carreira profissional. Um profissional despreparado ou inseguro não convence ninguém, nem superiores, nem subordinados, nem parceiros e muito menos clientes.

Muitas pessoas são ótimas profissionais, mas acabam “tremendo na base” quando precisam participar de reuniões.

É lógico que não somos robôs, e por isso em alguns momentos podemos ficar receosos, inseguros e inibidos, mas, se nos deixarmos dominar pela timidez, pelo medo e pela insegurança estamos perdidos.

E pensando nisso, tivemos a ideia de criar este artigo. Nele, compilamos dicas importantes para guiar o seu comportamento e te ajudar a manter a tranquilidade e a confiança durante reuniões de trabalho.

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Confira as nossas dicas abaixo:

Prepare-se para a reunião

Essa primeira dica é óbvia, eu sei, mas muitas pessoas não a seguem, por isso é preciso reforçá-la. Em reuniões divulgadas com antecedência, é essencial que você se prepare.

Estude o assunto e, caso precise apresentar uma ideia/solução, prepare um roteiro para seguir.

 O ideal é que você sempre esteja preparado, afinal, sempre surgem reuniões de última hora. Por isso, ande com todos os documentos e salve dados no celular para conseguir opinar sobre qualquer assunto pertinente ao seu trabalho, quando for pego de surpresa.

A preparação é muito importante. Treinar a sua apresentação é essencial para diminuir a timidez, ganhar mais confiança e afastar o medo de errar.

Se possível, chame amigos e simule uma reunião. Eles podem te dar pitacos para melhorar o seu comportamento durante reuniões.

Passe confiança

Ninguém vai seguir suas ideias ou comprar seus produtos/serviços se perceber que você não tem segurança ao falar sobre o assunto.

Por isso, a preparação é muito importante a fim de passar confiança. Ao treinar com frequência, você ganha naturalidade e se sente mais confiante para enfrentar reuniões.

A confiança é essencial numa reunião. Os clientes, o seu superior e os subordinados precisam confiar em você para assimilarem e desenvolverem suas ideias.

A nossa dica é que você treine bastante com amigos e parentes e foque em alguns detalhes como:

  • Olhe nos olhos
  • Mostre dados para fundamentar seus argumentos
  • Crie um roteiro e siga os tópicos

Dessa maneira, você passará mais confiança aos participantes e terá um melhor desempenho nas reuniões da sua empresa, além de conquistar credibilidade com todos e suas opiniões ganharem mais valor entre as pessoas.

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Anote tudo!

Toda reunião de trabalho trata de assuntos importantes, independente de nível e prioridade. Então é essencial que você esteja sempre com um bloco de anotações e uma caneta na mão ou com o seu smartphone.

 Anote todas as informações discutidas e passadas na reunião. Dessa maneira, você não irá esquecer de nada e, caso esqueça, poderá recorrer às suas anotações.

Isso mostra aos demais presentes que você está interessado em ouvi-los e que isso para você é muito importante.

As anotações são ainda mais fundamentais em reuniões muito longas. Dependendo do assunto, alguns encontros acabam se alongando mais do que esperado, o que aumenta as chances de algum detalhe importante passar batido.

Tire dúvidas e responda questionamentos com sinceridade

Sempre que um colega de trabalho ou um cliente te perguntar algo, responda-o com toda sinceridade.

Tire todas as dúvidas e reforce os argumentos que achar necessários, isso é essencial para demonstrar que você, realmente, entende do que o outro está falando.

Da mesma forma, sempre que não souber responder prontamente, seja sincero e ressalte que irá procurar novos dados para passar as informações corretamente.

E além de ser perguntado, você também não deve se omitir. Sempre que ficar com dúvidas, pergunte.

Isso mostrará que você está ligado na reunião e que considera os outros participantes importantes. Assim, você pode agregar mais conhecimento e, quem sabe, completar ideias de outros colegas.

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Se atente apenas aos assuntos da reunião

Quando nos sentimos inseguros, acabamos nos atrapalhando, isso acontece muito em reuniões. Já reparou que muitas pessoas ao passar por isso acabam falando sobre assuntos que não têm nada a ver com os abordados no encontro? Então, é disso que estamos falando!

Independente do que você queira propor, é muito importante que o tópico seja pertinente à reunião.

Outra coisa muito importante é falar somente sobre aquilo que você domina, principalmente ao apresentar argumentos. Esteja sempre com dados a mão e exemplos na mente para fundamentar suas ideias.

Começar a falar sobre um assunto que você não conhece pode gerar insegurança. Então é fundamental que você modere suas falas e faça apenas as ponderações necessárias para os integrantes da reunião.

O processo de coaching pode te ajudar a melhorar positivamente o seu desempenho em reuniões.

Nas sessões, o coach pode te ajudar a trabalhar a eliminação de crenças limitantes, a autoconfiança, ressignificar possíveis traumas, aumentar a autoestima, entre outros fatores importantes.

Que tal conhecer e se inscrever na nossa Formação de Coach? Não perca mais tempo. Gostou deste artigo? Confira mais dicas no blog do IBND.

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