Você está fazendo o seu possível ou o seu melhor?

21/07/2023 às 12:17 Dicas

Você está fazendo o seu possível ou o seu melhor?

Muitas vezes, nos deparamos com a seguinte questão: será que estamos fazendo o nosso possível ou o nosso melhor?

Embora pareçam a mesma coisa, há uma diferença crucial entre esses conceitos. Por isso, pare e reveja: em quais áreas da sua vida você tem dado o melhor de si mesmo e em quais  você tem feito apenas o possível?

Neste conteúdo, o coach Rodrigo Huback quer te convidar para essa reflexão. Vamos lá?

O possível vs. O melhor

O possível é aquilo que podemos realizar, mas sem necessariamente buscar a excelência. Já o melhor é quando nos esforçamos para ir além do que é possível, buscando atingir a excelência em tudo o que fazemos.

O problema é que, muitas vezes, nos contentamos em fazer apenas o possível, sem nos preocupar em ir além. Com isso, acabamos perdendo a oportunidade de nos desenvolver e de buscar a excelência, tanto na vida pessoal quanto na profissional. Afinal, é na busca pelo melhor que nos desafiamos e crescemos.

Para entender melhor essa diferença entre o possível e o melhor, vamos imaginar uma situação simples: você é estudante e precisa entregar um trabalho para a faculdade. Se você fizer o possível, irá apenas cumprir as exigências básicas da tarefa, sem se preocupar em ir além do que foi pedido.

Já se você fizer o seu melhor, irá buscar informações adicionais, fazer uma pesquisa mais aprofundada e entregar um trabalho que não só atenda às expectativas, mas que supere as expectativas do professor.

Isso se aplica não só à vida acadêmica, mas também ao mundo profissional. Se você faz apenas o possível em seu trabalho, pode até conseguir cumprir suas tarefas, mas não será reconhecido como um colaborador diferenciado.

Já se você se esforça para fazer o seu melhor, buscando sempre aprimorar suas habilidades e se destacar, será reconhecido como um profissional de excelência.

Então, como podemos sair da zona de conforto e buscar o melhor em tudo o que fazemos? 

  • Defina metas e objetivos: para buscar o melhor, é preciso ter um objetivo claro em mente. Defina o que você quer alcançar e o que precisa fazer para atingir essa meta.

  • Planeje suas ações: um bom planejamento é fundamental para atingir o melhor. Liste as ações que você precisa tomar e estabeleça prazos para cada uma delas.

  • Seja organizado: a organização é fundamental para manter o foco e evitar distrações. Organize seu ambiente de trabalho e seu tempo para conseguir se concentrar nas atividades que realmente importam.

  • Não tenha medo de arriscar: para buscar o melhor, é preciso se arriscar e sair da zona de conforto. Não tenha medo de experimentar coisas novas e de se desafiar.

  • Aprenda com os erros: é natural que surjam dificuldades ao longo do caminho. O importante é aprender com os erros e usá-los como oportunidades de crescimento e desenvolvimento.

Se você ainda está em dúvida sobre como buscar o melhor em sua vida pessoal e profissional, uma ótima opção é fazer um curso de coaching do IBND - uma metodologia que pode ajudá-lo a identificar seus objetivos, planejar suas ações e alcançar a excelência em todas as áreas da vida.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK