Vício em celular (ou nomofobia): aprenda a se livrar desse problema

27/05/2023 às 20:32 Dicas

Vício em celular (ou nomofobia): aprenda a se livrar desse problema

Quando seu celular vibra, você sai correndo para ver que notificação acabou de chegar? Fica aflito se não consegue responder a uma mensagem no momento em que ela chega? Durante reuniões, aulas ou até mesmo no cinema não resiste a tentação de dar uma espiadinha no celular?

Se respondeu “sim a pelo menos duas dessas perguntas, precisamos falar sobre o vício em celular, conhecido como nomofobia - um dos maiores males do nosso século.

Prossiga com a sua leitura e descubra uma solução inesperada e eficiente para o tratamento do vício em celular!

O que é o vício em celular?

A tecnologia moldou a forma como nos comunicamos, estudamos, trabalhamos, compramos, etc. E, por facilitar nossa vida, os celulares estão sempre presentes no dia a dia.

No entanto, o uso compulsivo desse pequeno telemóvel pode comprometer os relacionamentos e o desempenho profissional e acadêmico.

Pessoas com vício em celular costumam passar mais tempo nas redes sociais do que com pessoas reais, se distraem facilmente nas conversas e não conseguem ficar sem checar novas mensagens, e-mails e curtidas.

A nomofobia é mais comum do que imaginamos. Basta lembrar das vezes em que o WhatsApp ou o Instagram deixou de funcionar, e o problema ficará bastante claro. 

Os sintomas

Tente se recordar daquele momento em que você precisou ficar longe do celular por um período prolongado. Será que você se saiu bem nessa missão ou apresentou sintomas da nomofobia? Vamos verificar!

Impaciência

Quando você fica longe do celular, a impaciência te consome? Não consegue resistir a tentação de dar uma espiada nas notificações? Perde longas horas rolando pela timeline, mesmo sem ver nada de interessante? Cuidado, esse é o principal sintoma do vício em celular.

Ansiedade

A ansiedade costuma surgir em ocasiões na qual a pessoa se vê na obrigação de ficar longe do celular, como em uma palestra ou em uma reunião importante. Neste momento, a ansiedade pode vir acompanhada de sintomas físicos como tremedeira, sudorese, dor de cabeça, batimento cardíaco acelerado, etc.

Desconcentração

Quando você só consegue pensar em dar uma espiadinha no celular, concorda que não te sobra tempo para se concentrar no trabalho, estudos ou relacionamentos? A falta de foco provocada pela nomofobia é uma grande consequência a sua vida pessoal, social e profissional!

Irritabilidade

Quando você tem um vício no celular e não pode ficar com o aparelho na mão por algum motivo, pode sentir irritabilidade e descontar nas pessoas ao seu redor. Isso acontece porque o uso do smartphone causa uma falsa sensação de bem-estar e segurança.

Cuidado, os prejuízos estão aí!

Assim como qualquer outro vício, a nomofobia traz graves consequências negativas para a vida de um indivíduo.

Uma pesquisa da PubMed revelou que as pessoas viciadas em seus celulares podem apresentar:

  • Ansiedade;

  • Depressão;

  • Insônia e outras dificuldades para dormir;

  • Conflitos nos relacionamentos;

  • Baixo rendimento acadêmico ou baixa performance no trabalho.

Além disso, o vício em celular, como já observado, também pode afetar sua vida de maneiras mais sutis, como dificuldade para concentrar em pequenas tarefas, levando a um ciclo de procrastinação.

Como se livrar da nomofobia

Largar um vício nunca é fácil, pois envolve muita força de vontade. No caso da nomofobia pode ser ainda mais complicado, visto que em muitos momentos do nosso dia precisamos do celular para trabalhar e nos comunicar.

Contudo, nada é impossível. E algumas dicas podem ajudar você a se livrar deste vício; confira.

Faça um detox das redes sociais

Experimente desativar seu perfil no Instagram, Facebook, Twitter ou qualquer outra rede social por um período estabelecido, como uma semana ou duas. Nesse período, encontre seus amigos e divirta-se com atividades fora das redes.

Ao se deitar, deixe o celular longe da cama

É muito comum que as pessoas viciadas no celular antes de se deitar fiquem horas rolando a timeline. O mesmo acontece ao acordar. Por isso, deixe o celular longe da cama.

Procure ajuda

Existem diversos tratamentos para os vícios, inclusive o vício em celular. Elas podem incluir psicoterapia, uso de remédios, técnicas de relaxamento e até mesmo a hipnoterapia.

A hipnose clínica é excelente, pois ajuda a tratar traumas, fobias, medos, doenças emocionais, mudar comportamentos e se livrar de vícios com resultados efetivos desde a primeira sessão.

Curtiu? Então chegou o momento de você conhecer a Formação em Hipnose do IBND. Um curso para você que quer transformar a sua vida, mudar a forma como a sua mente te controla e te sabota e ser uma pessoa verdadeiramente nova!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK