Quais os benefícios de ter plantas em casa?

21/07/2021 às 20:36 Hipnose

Quais os benefícios de ter plantas em casa?

Nos últimos anos, a relação do ser humano com a natureza tem ficado distante, muito em função da forma como vivemos em centros urbanos. Uma solução que muitas pessoas têm encontrado para estar mais próximo da natureza é ter plantas em casa. Quais serão os benefícios?

Relação natural

Os seres humanos têm uma relação bem próxima com o mundo natural. Interagir com a natureza é importante tanto para aumentar a qualidade de vida e resulta em uma série de benefícios mensuráveis para os indivíduos.

Com a urbanização, cerca de 80-90% das pessoas vivem em ambientes fechados, tanto públicos como residenciais. Existe uma crescente conscientização a respeito dos riscos associados com um mau ambiente interno, dessa forma, criar um ambiente natural dentro de casa é muito importante para a saúde e o conforto humanos.

A grande difusão das tecnologias trouxe junto a grande conectividade dos indivíduos e podem causar grande estresse, com muitos sujeitos sem a capacidade de lidar com essa nova forma de viver de forma saudável.

Poluentes internos

Os principais poluentes internos são a fumaça, a poeira, os aerossóis, contaminantes gasosos e componentes voláteis e a falta de circulação de ar pode prejudicar a qualidade do ar no ambiente interno. Por isso, deve-se atentar aos produtos de limpeza utilizados em casa, seu modo de uso e validade, para que não se tornem potenciais tóxicos. Priorizar a circulação do ar também é fundamental para criar um ambiente com ar limpo e mais próximo ao que se simula na natureza.

Benefícios de ter plantas em casa

Existem diversos benefícios de ter plantas em casa para a saúde, interação benéfica nem sempre compreendida pela ciência, pois existem poucos estudos a respeito.

As plantas têm potencial para a regulação térmica do ambiente interno e possuem significativos benefícios fisiológicos e psicológicos à saúde. Dentre estes, ter plantas em casa ou em ambientes fechados estão: a satisfação de trabalhadores, a redução do estresse psicológico, a melhoria em estados de humor, melhoria da qualidade de vida e aprimoramento da saúde cognitiva, criando uma sinergia na relação do indivíduo e sua casa.

O cultivo de plantas em casa também pode ter um papel de socialização, promovendo a interação social com outras pessoas que também cultivam plantas, além da exposição muitas vezes à luz do sol quando se cuida das plantas. Ter plantas em casa tem sido associado à redução do sentimento de solidão e da depressão.

Tipos de plantas indicadas para casa

Existem tipos de plantas de ambientes internos para todos os gostos. Vamos dar uma olhada em algumas delas:

  • Violetas: possuem flores delicadas e folhas verde-escuro intenso que se destacam em qualquer ambiente; gostam muito de luminosidade, mas não suportam sol diretamente, ideal para ter em locais com meia luz na casa.
  • Suculentas: possuem fácil trato e são perfeitas para quem quer um verde em casa mas não possui muito tempo para cuidar, pois são plantas que não precisam de muita água.
  • Jade: planta versátil em diversos tamanhos, com folhas verde intenso e brilhante.
  • Fitônia: conhecida como planta-mosaico, desperta atenção por sua beleza exótica, sua folhagem colorida, com tons de rosa, avermelhado ou branco.
  • Cactos: é uma planta para quem está muito ocupado ou distraído e esquece de regar as plantas, pois são plantas que sobrevivem e se adaptam aos mais diversos lugares.
  • Comigo-ninguém-pode: sua grande vantagem é a impressionante beleza e a grande toxicidade. É preciso cuidar pois a planta é tóxica, e deve ser mantida longe de crianças e pets.
  • Bambu da sorte: é uma planta decorativa, fácil de sobreviver em ambientes internos. Gostam de luz indireta e solo úmido, mas cuidado para não exagerar na água.
  • Espada de São Jorge: é uma planta bonita, elegante e resistente, ótima das os mais variados ambientes.
  • Lírio da paz: uma planta que evoca paz e tranquilidade, com sua beleza delicada e fácil trato, principalmente para jardineiros iniciantes.
  • Zamioculca: planta popular na decoração e paisagismo, é uma espécie muito resistente que se adapta em ambientes com pouca luz natural e fechados.
  • Costela de Adão: folhas com desenhos sinuosos, possui beleza exótica e tropical. Gosta de umidade e deve ser regada de duas a três vezes por semana, ou seja, um cuidado especial também para limpar suas grandes folhas, que ficam empoeiradas com o tempo.
  • Yuca: é resistente e de fácil trato, se adapta a diferentes ambientes. Cresce verticalmente com folhas firmes e rígidas. Seu aspecto transparece uma imagem forte e elegante.
  • Camedorea-elegante: delicada e frondosa, cai muito bem em ambientes amplos e com muito espaço. Como é de fácil trato e muito resistente, é comum tê-la em shoppings e escritórios.
  • Samambaia: planta exuberante e chamativa, é um clássico dos lares brasileiros se dá bem em apartamentos, casas, varandas ou jardins. É uma planta para a sombra e pode ser colocada ao lado de uma janela que se desenvolve perfeitamente.
  • Jiboia: se encaixa perfeitamente em diferentes ambientes. Pode ser rasteira ou pendente, dependendo do seu vaso. Gosta de ambientes com luz indireta, e pode ser regada uma ou duas vezes por semana. Além de outras.

Dessa forma, não tem desculpa! É só escolher uma que combine com seu estilo e necessidade, procurar saber de suas propriedades e benefícios (por exemplo: purificação do ar) para melhorar a qualidade do ar, acalmar seu ambiente e deixá-lo mais fresco.

Cuidado com as plantas

É preciso ficar atento às necessidades da planta, se são plantas que gostam mais ou menos de luz, de água e adubo.

As plantas podem ser espalhadas pela casa conforme a vontade do morador, e cada cantinho pode ser um lugar para cultivar uma planta: numa varanda aberta, numa janela ou mesmo no banheiro!

E você, quer ter mais saúde e dar uma virada de vida? Aprenda Hipnose Clínica sem sair de casa!

Terapeuta e hipnólogo, você busca uma ferramenta para potencializar os resultados com seus pacientes e, assim, gerar mais satisfação? Deseja ressignificar fobias e traumas? Quer utilizar os recursos da mente a seu favor? Faça nosso curso de hipnose online!

Referências:

DENG, L. & DENG, Q. The basic roles in indoor plants in human health and comfort. Environ. Scie Pollut Res. 2018.

LEE, M. et al. Interaction with indoor plants may reduce psychological and physiological stress by suppressing autonomic nervous system activity in young adults: a randomized crossover study. Journal of Physiological Anthropoly. 2015.

THOMPSON, R. Gardening for health: a regular dose of gardening. Clinical Medicine. 2018;18(3).


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK