Profissional multitasking: vale a pena ser assim?

02/05/2023 às 10:13 Dicas PNL

Profissional multitasking: vale a pena ser assim?

Como forma de acompanhar as constantes e irrefreáveis evoluções do mercado, o profissional multitasking ou multitarefa foi, durante longos períodos de anos, considerado um modelo a se seguir por sua alta pró-atividade e agilidade na execução de tarefas.

 Mas, será que nos dias de hoje, onde o mercado de trabalho visa mais a qualidade que a quantidade, ainda vale a pena ser um profissional multitasking?

Alerta de spoiler: os tempos mudaram. Hoje inúmeros estudos mostram como o multitasking afeta negativamente nosso desempenho no trabalho e também nossa saúde, física e mental, graças ou estresse e ansiedade causados pela prática.

Para falar mais sobre o tea, convidamos os profissionais especializados em Programação Neurolinguística do IBND [Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento] para passar a você, leitor, algumas considerações e orientações.

Esperamos que esse conteúdo proporcione grande valor para a sua moldagem e desenvolvimento enquanto profissional. Boa leitura!

O profissional multitasking e as consequências 

Por anos, a habilidade de realizar diversas tarefas simultaneamente ou alternar entre uma e outra, foi visto como algo positivo. Contudo, pesquisas mostram que os profissionais multitasking nem sempre são mais eficientes.

Um estudo realizado pela empresa de tecnologia Rescue Time, que analisou dados de 50 mil usuários, descobriu que mais de 40% do tempo produtivo no trabalho é gasto fazendo multitarefas que envolvem comunicação, como parar para ler e-mails ou mensagens de colegas.

Em um dia normal de trabalho, conclui-se que há apenas 1 hora e 12 minutos de tempo produtivo ininterrupto. Ou seja, o tempo improdutivo do trabalhador multitasking é maior em comparação ao trabalhador que foca em realizar uma tarefa por vez.

Por natureza, o nosso cérebro não consegue realizar duas tarefas simultaneamente, o que conseguimos é alternar entre elas. No entanto, quando há uma interrupção na atividade que está sendo realizada, o cérebro humano pode levar até 20 minutos para se concentrar novamente.

Além disso, diante da dificuldade em definir prioridades, os profissionais multitasking estão mais suscetíveis a cometer erros, como apontou uma pesquisa francesa realizada em 2010.

Segundo os dados levantados no estudo, o cérebro humano consegue lidar com duas tarefas complicadas, pois tem dois lóbulos que podem dividir o trabalho, mas se uma delas exigir raciocínio mais complexo ou se mais tarefas forem adicionadas, o córtex pré-frontal pode se sobrecarregar, causando erros.

Não bastasse isso, profissionais multitasking sofrem alta carga de estresse, em função da dificuldade de definir prioridades. A longo prazo isso pode culminar em uma síndrome de burnout.

Um estudo da Universidade da Califórnia mediu os batimentos cardíacos de funcionários com e sem acesso ao e-mail e concluiu que aqueles funcionários que recebiam um fluxo constante de mensagens enquanto realizavam diversas atividades ao mesmo tempo, permaneciam o tempo todo em estado de “alerta”.

Como fazer uma coisa de cada vez?

Agora que você já compreende os malefícios de ser um profissional multitasking, é chegado o momento de “arregaçar as mangas” e “pisar no freio” para driblar a tentação da rotina multitarefas.

Calma! Com as orientações que aqui serão passadas, garantimos que a sua produtividade será mantida e que, ademais, a qualidade das suas entregas será mais alta. Acompanhe.

  1. Elimine as distrações

A maneira mais simples e lógica de deixar o hábito de multitarefas de lado é eliminando distrações. Você pode, por exemplo, silenciar o grupo do seu trabalho e fechar a sua caixa de e-mails enquanto estiver executando uma tarefa. 

  1. Faça uma lista de deveres

Criando uma lista de tudo que você precisa fazer no dia, fica mais fácil focar em cada atividade individualmente. Assim, se um dever inesperado aparecer, você pode simplesmente adicioná-lo à lista, ao invés de parar o que já estava fazendo para começar a trabalhar naquilo.

  1. Quebre atividades em tarefas menores

Se você tem uma tarefa demorada que levará horas para ser concluída, será muito mais tentador parar de trabalhar nela antes de finalizá-la. A solução é quebrar essa atividade grande em tarefas pequenas, que você pode riscar da sua lista conforme vai fazendo.

  1. Descanse entre as tarefas 

Também é muito importante fazer pequenas pausas entre cada tarefa que precisa ser concluída. Isso ajudará a oxigenar o cérebro e prepará-lo para uma nova atividade.  

Quer ser um profissional cada vez melhor?

Além das orientações aqui levantadas para tornar o seu dia a dia de trabalho mais produtivo e as suas entregas cada vez mais qualificadas, que tal apostar em uma formação que lhe dará as ferramentas certas para alcançar o seu máximo desenvolvimento profissional?

No curso de PNL do IBND você terá em mãos a metodologia mais avançada para:

  • Dominar uma linguagem clara, objetiva e persuasiva;

  • Desenvolver e aplicar habilidades de liderança;

  • Enxergar novas possibilidades profissionais;

  • Aprender a criar conexões rápidas com equipes e clientes;

  • Superar seus limites, medos e crenças limitantes;

  • E muito mais!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK