O que é automação comercial?

22/10/2021 às 22:41 PNL

O que é automação comercial?

Toda empresa, para se manter competitiva e conquistar uma maior clientela, que anda cada vez mais exigente, precisa fazer bom uso da tecnologia. O objetivo é simplificar o atendimento e todas as operações internas. Diante desse contexto, surge um termo bastante usado: a automação comercial. Esse post vai te mostrar o que é automação comercial, toda a sua importância e como esse processo pode melhorar a experiência de compra dos clientes do seu e-commerce, por exemplo. Vamos lá? 

O que é automação comercial? 

A automação comercial pode ser entendida como um conjunto de métodos e ferramentas que têm o objetivo de automatizar todas as atividades de uma empresa. Ela pode ser usada tanto nas estratégias da organização quanto na parte operacional da mesma. A automação comercial visa promover a otimização da execução das atividades em lojas físicas, virtuais e comércios em geral. 

Agora que você sabe o que é automação comercial, sabia que esse processo pode diminuir o índice de erros e evitar retrabalhos no dia a dia nas empresas? É verdade! Os negócios sempre estão buscando fazer o uso da automação para dar mais agilidade na hora de executar tarefas, principalmente aquelas que são realizadas manualmente. Fazer um curso de PNL pode deixar os comportamentos do empreendedor mais assertivos. 

Qual a importância da automação comercial? 

Podemos dizer que a automação comercial serve para agilizar todos os processos operacionais de uma empresa. Ela pode deixar o atendimento ao cliente mais ágil e simples, além de automatizar a geração de notas fiscais, por exemplo. Em uma loja física do varejo, a automação comercial também pode otimizar todos os procedimentos que são padronizados, o que dá mais agilidade para as tarefas rotineiras. 

Mesmo que você saiba o que é automação comercial, é preciso estar por dentro da sua finalidade. Um outro aspecto em que esse processo é fundamental, é o armazenamento de dados e informações importantes sobre todas as execuções automatizadas. E isso se traduz em mais segurança e menos perdas para a sua loja, seja ela física ou virtual. A automação comercial também permite que decisões mais assertivas sejam tomadas. Saiba o que é resiliência significado

Apesar de você já saber o que é automação comercial, uma outra importância dela é a redução considerável de custos. Quando as tarefas operacionais de uma loja são automatizadas (e são muitas), o empreendedor pode economizar muita grana com mão de obra. Imagine quanto uma empresa do varejo pode economizar se ela automatizar atividades rotineiras, como a emissão de notas fiscais ou controle de estoque, por exemplo. Pense nisso! 

Como a automação comercial melhora a experiência de compra? 

Se  olharmos do ponto de vista da praticidade, a automação comercial pode ser usada para a realização de diversas tarefas. Com decisões estratégicas e assertivas, todos os departamentos de uma loja ou empresas ligadas ao comércio em geral, podem fazer bom uso da automação comercial. Veja como: 

Controle de estoque

Fazer um bom controle de estoque pode ser um baita desafio para milhares de empreendedores. Por isso, a automação comercial pode deixar essa tarefa rotineira com menos chances de erros e uma maior previsibilidade. Afinal, não existe nada mais chato do que o cliente escolher um produto que não tem no estoque da sua loja, certo? 

Processo de vendas

Viu como saber o que é automação comercial é importante? O processo de vendas também pode se beneficiar com ela. Um moderno sistema que atende, com a máxima agilidade, todos os clientes que estão comprando, pode fazer toda a diferença e até fidelizá-los ao seu negócio. Todo o processo de compras poderá ser muito mais simples, rápido e seguro. E todo mundo quer isso quando está comprando!

Análise de crédito

A automação comercial também pode ser crucial em uma tarefa clássica, quando o assunto é vendas no varejo: a análise de crédito dos clientes. Contar com um sistema automático que faça toda essa verificação, pode evitar muita dor de cabeça para o empreendedor, já que as chances do seu negócio levar calotes na praça ficam reduzidas, o que é bem-vindo. Conheça a história de Chris Gardner

Controle financeiro

Não adianta somente saber o que é automação comercial, pois é preciso conhecer a sua importância. Praticamente todas as empresas precisam manter um rígido controle das contas a pagar e a receber, o que se torna um grande desafio. A questão é que esse processo não deve ser feito de forma manual, pois ele pode apresentar altíssimas chances de erros. Mas quando a automação comercial entra em cena, todo o controle financeiro pode ficar muito mais fácil. 

Organização e armazenamento de documentos fiscais

Mesmo que você use a automação comercial para a emissão das notas fiscais de vendas dos produtos da sua loja, é preciso organizar e armazenar toda a documentação fiscal. Com o uso de um moderno software, essa tarefa pode ser feita em nuvem. Todas as informações importantes ficam armazenadas e organizadas em um local seguro e sem risco de invasões. 

Vantagens de investir em automação comercial

Sabemos que você está ciente sobre o que é automação comercial. Por isso, chegou a hora de conhecer as suas vantagens para a sua loja ou comércio em geral:

  • Aumento considerável da produtividade dos colaboradores; 

  • Integração do banco de dados de toda a empresa; 

  • Padronização dos processos, para manter o padrão de qualidade; 

  • Monitoramento de desempenho geral do negócio; 

  • Redução de despesas, o que implica em uma maior lucratividade;

  • Logística mais eficiente.

 Viu que saber o que é automação comercial é importante, mas conhecer tudo que permeia esse importante assunto é fundamental? Agora é implantá-la em sua loja e se preparar para vender muito mais. 

Venha para o IBND

Os cursos do IBND são ministrados por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano. O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 12 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 18 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK