Não seja 8, nem 80. Ser meio-termo também é importante.

24/01/2023 às 01:50 Coaching Dicas

Não seja 8, nem 80. Ser meio-termo também é importante.

Todos nós, muito provavelmente, já ouvimos essa frase centenas de vezes e já a utilizamos como justificativa para momentos variados. Muitas vezes nos orgulhamos em dizer que não somos meio termo, mais 8 ou 80.

E de fato é muito bom que reflitamos sobre os princípios que priorizamos, sobre o que vale ou não a pena, e sobre o que queremos. Mas na ideia do copo — meio cheio, meio vazio — às vezes o copo pela metade pode ser a melhor opção!

Uma coisa ou outra nem sempre é a melhor escolha. Em algumas situações da vida, é bom ser mais ou menos, é bom deslizar entre extremos e achar um ponto no meio do caminho. É bom que a gente entenda que existem alternativas para além do “é isso OU aquilo’.

Você pode gostar de chocolate meio-amargo, mas vai dizer que de vez em quando um pedaço de chocolate ao leite não cai bem?!

Somos seres complexos demais para ser uma coisa só. E a grande verdade, é que a vida se amplia quando ampliamos a nossa visão e saímos do extremismo. Navegar pelas diferentes possibilidades da vida, é muito melhor e libertador do que afirmar uma única coisa e ser uma única coisa.

Entre 8 e 80, existem outras 72 possibilidades!

Deixar de ir ao churrasco com os amigos por conta da sua promessa de começo de ano para emagrecer? Não gastar aquele dinheirinho guardado com uma blusa que você amou, pois prometeu juntar dinheiro?

Na vida sem dúvidas precisamos ser fiéis as nossas promessas, pois, caso contrário, dificilmente alcançaremos nossos objetivos. Mas nessa vida tudo é questão de meio-termo.

Você não precisa deixar de ir ao churrasco com os seus amigos para cumprir com o seu projeto de emagrecimento. O que você precisa é se manter focado: não comer demais, optar por carnes magras, não exagerar na bebida alcoólica, etc.

Viu só como entre o 8 e o 80, existem outras possibilidades?

No exemplo do churrasco, a grande questão é firmar um compromisso consigo mesmo. Mas se, por acaso, você acabar exagerando na comida, também está tudo bem. Sempre é possível retomar os planos no dia seguinte!

Faça suas escolhas com uma pitada de coração e uma pitada de lógica

Sabe porque ficamos tão indecisos para fazer escolhas? Para além do medo de se arrepender, a neurociência explica que nosso cérebro, quando precisamos tomar decisões, aciona 3 “chaves” diferentes:

  1. Instinto: um mecanismo de sobrevivência acionado quando não temos tempo para parar e pensar em uma resposta lógica. 

  2. Experiência: cada indivíduo tem suas experiências pessoais, por isso, quando estamos diante de uma escolha, nosso cérebro recorre a elas para que tomemos uma decisão. 

  3. Razão: é a capacidade de analisar friamente dados de uma situação, deliberar e identificar benefícios e desvantagens.

Logicamente, tomar decisões a partir da razão é sempre o mais indicado. Contudo, isso não significa dizer que você deve ignorar seus instintos e experiências, afinal, elas ajudam muito a construir sua personalidade e comportamento. 

Cinco dicas para fazer as escolhas corretas para você:

  1. Tenha tempo para pensar, analisar e escolher o caminho que faz mais sentido para você;

  2. Organize as possibilidades e reflita sobre cada uma delas com base em diversos aspectos importantes para você, como valores, passado e futuro;

  3. Pesquise muito! Além de usar sua bagagem individual para escolher, não elimine a possibilidade de conhecer a opinião dos outros;

  4. Defina prazos para tomar sua decisão;

  5. Às vezes, permita-se escolher aquilo que te satisfaz. 

E agora? Pronto para tomar a sua próxima decisão? Uma ótima escolha é conhecer o curso de coaching do IBND!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK