Métodos de organização: veja vários e entenda

21/12/2021 às 15:50 Hipnose

Métodos de organização: veja vários e entenda

A organização pode, muitas vezes, ser deixada de lado em função de outras tarefas e ocupações. Mas você sabe os benefícios de ser organizado? Dá só uma olhada!

Métodos de organização

Existem diversos métodos de organização, mas primeiramente precisamos nos perguntar qual área da vida precisa de organização. Abaixo, vamos ver o processo de organização mental e do ambiente em que vivemos, ou seja, nossas casas. Veja abaixo os benefícios de ser organizado!

Organização dos pensamentos

Primeiramente, sabe-se que a organização e a produtividade no ambiente do trabalho ou na vida pessoal não estão somente relacionadas ao espaço físico e aos itens materiais, mas também com o modo como enxergamos a vida. Organizar o pensamento é uma das principais formas de manter o foco nas tarefas diárias, aumentar a eficiência e o rendimento e a motivação, ampliar a saúde mental e aliviar o estresse do dia a dia.

A organização mental

A organização mental é uma estratégia que melhora a concentração em tarefas rotineiras. Está relacionada com a produtividade e a efetividade, bem como a melhoria no bem estar biopsicossocial, facilitando a concentração, o foco, a memória, evitando a procrastinação e o cansaço.

Como organizar a mente?

Especialistas em organização concordam que não existem soluções prontas. Existem diversos tipos de personalidades e estilos,assim, a solução perfeita é a que funciona melhor para cada um. O principal é dar o primeiro passo, organizando a vida pessoal, podendo verificar que não existe falta de tempo e sim tempo mal administrado.

Iniciar com a adoção de hábitos que possam contribuir para o alcance do equilíbrio entre a vida pessoal e profissional pode ser uma forma de desenvolver a organização, no entanto é preciso entender que pode ser um desafio no começo, pois exige uma mudança de comportamento. Organizar é controlar a própria vida, escolher prioridades e determinar o que realmente importa. Veja como organizar a mente:

  • Identificar, com clareza, as metas e objetivos, incentivando a organização mental;
  • Praticar atenção plena e parar de adiar as tarefas são processos que facilitam a concentração nas atividades prioritárias, o que amplia o foco e a produtividade;
  • Promover momentos de descanso e prazer, que são fundamentais para aliviar o estresse e ampliar a qualidade de vida, tornando o dia a dia menos cansativo;
  • Manter bons relacionamentos é importante para quebrar a rotina do dia a dia para que o corpo possa descansar e se desligar um pouco.

A organização da casa

No livro de Kondo, A Mágica da Arrumação e em sua série na Netflix, Ordem na Casa com Marie Kondo, a autora descreve um método chamado de “KonMari”, que seria uma maneira simples de reorganizar a casa e livrar-se da desordem e bagunça, bem como encontrar um estilo de vida mais positivo e feliz. A proposta consiste não apenas na simples arrumação, que remove objetos de seu campo de visão, mas reduzir a quantidade e organizar pertences para que você tenha exatamente aquilo que você precisa, onde precisa. Veja como aplicar o método de Kondo:

  • Arrume todo o local de uma só vez, ao invés de arrumar por partes;
  • Arrume seus pertences por categoria (roupas, livros) e não pelo lugar em que estão;
  • Junte todos os itens da categoria e descarte o que nao quer antes de colocar qualquer coisa de lado;
  • Mantenha os objetos que te trazem alegria quando você lida com eles.

Benefícios da organização

Existem diversos benefícios de ser uma pessoa organizada. Entre eles, está a economia de tempo, de dinheiro e a redução dos níveis de estresse e frustração. São alguns exemplos de benefícios da organização, veja:

  • Otimização do tempo;
  • Melhora na autoestima;
  • Equilíbrio no trabalho, vida pessoal e familiar;
  • Objetivos claros e planejamento;
  • Estratégias para delegação das tarefas;
  • Estresse controlado;
  • Controle da própria vida;
  • Localizar as coisas com facilidade;
  • Ampliação da autossuficiência, ou seja, a sensação de sermos pessoas competentes e autônomas;

A desorganização

A desorganização prejudica a produtividade e pode gerar estresse e sérios problemas de saúde. Uma vida organizada elimina todos esses efeitos. Em uma pesquisa, 71% das pessoas disseram que se fossem mais organizados sua vida melhoraria; 65% referiram que sua casa seria moderadamente desorganizada; 27% declararam que sua desordem os impede de ser eficaz no trabalho.

As causas que levam à desorganização podem ser diversas, sendo necessário recorrer a outras estratégias no sentido de impedir um decréscimo na sua qualidade de vida. Além disso, é possível consultar especialistas que podem ajudá-lo a adquirir o hábito da organização.

Como ser mais organizado?

Alguns autores dizem que não é o ambiente que deve ser organizado, mas principalmente “o seu eu”. No entanto, existem algumas dicas que podem ajudá-lo na hora de decidir ser organizado.

1. Organize uma agenda

Primeiramente, é preciso prezar pela organização da agenda profissional. Nela, devem estar os principais compromissos, evitando-se atropelos e esquecimentos que prejudiquem a vida pessoal, o trabalho e os pacientes que serão atendidos.

2. Priorize o tempo e as tarefas

Controlar bem o tempo é outro importante fator, mas, por diversas vezes, deixado em segundo plano. A falta de gestão do tempo implica baixa qualidade de vida, o que pode gerar problemas grandiosos no curto, médio e longo prazo.

A ideia é dividir as tarefas diárias em quatro principais categorias. São elas:

  • importantes e urgentes: devem ser feitas imediatamente;
  • importantes e não urgentes: precisam ser programadas e realizadas;
  • não importantes e urgentes: devem ser delegadas;
  • não importantes e não urgentes: devem ser deixadas em segundo plano.

Pela manhã, quando ainda estiver revisando e atualizando sua agenda pessoal, classifique as tarefas do dia nessas quatro principais categorias. Dessa maneira, você saberá o que precisa de atenção prioritariamente e o que pode ser eliminado.

3. Mantenha a mesa de trabalho em ordem

Manter a mesa em ordem não dá muito trabalho e os benefícios são diversos. O primeiro, obviamente, é a imagem de organização transmitida aos pacientes, o que gera credibilidade e pode impactar significativamente a fidelização.

4. Evite distrações

Nos dias atuais, há distrações por toda parte. Pode ser o alerta de mensagens no celular ou a chegada de um novo e-mail. Por mais simples que pareçam, podem ser distrações que atrapalham todo o trabalho, a organização e a produtividade.

Como é possível observar, são diversas as dicas para manter a organização pessoal e garantir uma ótima experiência de atendimento aos pacientes. Encontre a sua forma de ser organizado e veja os benefícios em você!

Está buscando se qualificar para promover saúde e bem estar? Aprenda Hipnose Clínica sem sair de casa!

Terapeuta e hipnólogo, você busca uma ferramenta para potencializar os resultados com seus pacientes e, assim, gerar mais satisfação? Deseja ressignificar fobias e traumas? Quer utilizar os recursos da mente a seu favor? Faça nosso curso de hipnose online!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK