Fique por dentro da história da Sony no mundo

12/12/2020 às 12:11 PNL

Fique por dentro da história da Sony no mundo

Grandes empresas nascem de grandes ideias. Se você já escutou esse jargão por aí, pode ter a certeza que ele faz todo sentido. Tudo começa com uma boa ideia de negócio e, mantendo-se o foco nos objetivos, a persistência e resiliência em alta, além da inovação constante, dificilmente as coisas darão errado.

Esse artigo é dedicado a história de uma empresa que seguramente você e milhares de pessoas conhecem: a Sony. Saiba como essa empresa conseguiu se tornar referência em produtos eletrônicos e acabou virando uma das maiores do planeta. Boas histórias você encontra aqui em nosso blog.

Sony: pioneirismo no segmento de eletrônicos

A Sony foi inaugurada em 1946 no Japão e com um investimento inicial de cerca de 1.800 dólares de dois amigos que resolveram empreender na capital japonesa. No início, a empresa contava com apenas 20 colaboradores e pouquíssimo maquinário para uma produção mais efetiva. Os empreendedores de sucesso começam  "pequenos". 

Depois de muito trabalho e dedicação por parte de toda a equipe, o primeiro produto da Sony foi um leitor de fita magnética, que foi uma novidade na época, tendo uma grande aceitação pelas escolas e faculdades da região. Em 1950, acontece outra invenção da Sony: o primeiro cassete para gravações. O Japão jamais tinha visto algo semelhante.

Após um relativo sucesso da “inovadora” engenhoca, a Sony lançou o primeiro rádio com transistores do país, em 1955. Apesar dos produtos japoneses sofrerem um grande preconceito nos anos 50, os eletrônicos da Sony acabaram vencendo esse obstáculo e foram bem aceitos no sempre exigente mercado norte-americano.

Anos 60 e 70: lançamentos de novos produtos Sony

Essas duas décadas foram um marco positivo na história da Sony. Estando mais consolidada no mercado, aos poucos, mais e mais produtos foram sendo lançados. Já em 1960, a nipônica lança a primeira televisão com transistores (dispositivo para ampliar sinas eletrônicos) do mundo. A novidade causou um frenesi entre os endinheirados.

Em 1962, a Sony inventou a primeira televisão em miniatura e, em 1964, foi lançado o primeiro vídeo gravador para uso doméstico do mundo. Três anos mais tarde, a bola da vez foi o surgimento do primeiro equipamento portátil de vídeo tape. Pioneirismo e inovação sempre fizeram parte dessa prestigiada empresa.

Se você tem mais de 40 anos, provavelmente se lembra do famigerado rádio-relógio digital. Ele também faz parte do portfólio da Sony e foi lançado em 1968. Esse produto em especial fez um enorme sucesso no Brasil e foi recordista de vendas por aqui. 

Décadas de 70 e 80: o mundo se rende para os produtos Sony

Com as vendas de produtos crescendo a cada ano que passava, mais fama a Sony ganhava entre os consumidores, principalmente os que podiam pagar muito dinheiro por um aparelho eletrônico.

Como os negócios estavam indo a todo vapor, em 1975, a marca lança o gravador Betamax, que fez um relativo sucesso.

Já em 1979, nascia o famoso walkman, que tocava fitas em K7 e tinha rádio AM/FM. Esse foi um dos produtos que se popularizou rapidamente em todo os EUA e acabou se tornando o sonho de consumo de milhares de adolescentes na época. Nos anos seguintes, seria a vez dos brasileiros se rederem a novidade. Saber como vender é fundamental. 

Em 1981, mais uma boa dose de inovação na companhia: a Sony lança uma moderna câmera eletrônica, que caiu no gosto dos consumidores. Depois de uma parceria com a Philips, o primeiro leitor de CD do mundo é lançado pela Sony, em 1982. Mas um dos carros-chefes da empresa ainda estava por vir.

Crescimento acelerado e lançamento de produtos ainda mais modernos

A primeira câmera de vídeo da Sony foi lançada em 1983 e causou uma grande procura, justamente por conta dos seus avançados recursos, qualidade de imagem e durabilidade. Como era de se esperar, em 1984, o primeiro CD player portátil também chega mercado.

A Sony acompanhava o desenvolvimento tecnológico e se beneficiava ainda mais. Em 1985, surgia o primeiro aparelho VTR digital, que também foi um marco. Já em 1989, o famoso micro disquete de 3,5 polegadas, que foi massivamente usado em todo o mundo nos anos seguintes, foi lançado. A Sony se tornava imbatível no mundo.

Em 1994, a companhia lança o famoso Playstation, que foi o seu primeiro videogame. A procura pelo produto foi tão grande, que até a própria companhia não imaginava tamanho sucesso, mesmo diante das concorrentes. Em 1997, a marca lançava o seu primeiro CD regravável. No ano seguinte, aparecia o cartão de memória flash.

Fusão com a Ericsson para a fabricação de celulares

Nos anos 2000, acontece a fusão da Sony com a sueca Ericsson. Ambas as companhias uniram seus esforços para a produção em massa de telefones celulares, já que esses aparelhos estavam se popularizando rapidamente. De lá para cá, diversos outros produtos da Sony foram lançados no mercado mundial.

Computadores e TV´s de última geração, também estão na lista dos produtos mais vendidos pela marca japonesa. Mesmo com os altos e baixos por causa de outras empresas concorrentes, a Sony continua atuante no mercado mundial de eletrônicos.

O reconhecimento dessa marca pioneira é tão grande que, certamente, você conhece alguém que já comprou algum produto dela, não é?

Venha para o IBND

O curso de coach do IBND é ministrado por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano.

O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK