A teoria dos transtornos mentais na obra do Ursinho Pooh

16/09/2023 às 20:50 Dicas

A teoria dos transtornos mentais na obra do Ursinho Pooh

Presente na infância de muitas gerações, as histórias infantis do Ursinho Pooh se tornaram sucesso absoluto desde a publicação do primeiro livro em 1926 pelo criador Alan Alexander Milne, e sua primeira exibição televisiva em 1966 no especial “Winnie the Pooh and The Honey Tree” produzido pela Walt Disney Productions.

Ainda que uma produção infantil, o carismático Ursinho Pooh e sua turma foram o tema central da pesquisa canadense “Transtorno Mental e o Ursinho Pooh” publicada pela Canadian Medical Association.

O que, afinal, esta peça infantil teria a ver com transtornos mentais? Neste conteúdo, o profissional em neurociência  Rodrigo Huback, vai te ajudar a entender mais sobre o assunto; acompanhe!

Sobre a pesquisa

Por mais que nunca tenha sido confirmado pelo criador da obra, Alan Milne, os estudos conduzidos pelos pesquisadores da Universidade de Ave (Canadá) trazem fortes indícios da representação de doenças mentais em cada um dos personagens do desenho Ursinho Pooh. 

Pooh

O protagonista, Ursinho Pooh, é conhecido por sua simplicidade, ingenuidade e amor pelo mel. A pesquisa relaciona o personagem com a falta de foco e a distração associada ao Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Pooh muitas vezes se distrai facilmente e tem dificuldade em manter o foco em tarefas específicas.

Em vários episódios, Pooh tenta encontrar mel usando diferentes métodos, mas sua falta de planejamento e impulsividade o levam a várias situações inusitadas, representando uma possível analogia ao comportamento impulsivo associado ao TDAH.

Leitão

Leitão é um personagem ansioso e medroso, frequentemente retratado como alguém que se preocupa excessivamente. Sua preocupação constante e inquietação podem ser associadas ao Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) ou a outros transtornos de ansiedade.

Em várias situações, Leitão fica apreensivo e temeroso em relação a pequenos desafios ou mudanças em seu ambiente, o que pode ser visto como uma representação da ansiedade generalizada.

Tigrão

Tigrão é hiperativo, impulsivo e frequentemente age sem pensar nas consequências. Sua personalidade energética e propensão a tomar riscos podem ser interpretadas como características do Transtorno de Hiperatividade com Déficit de Atenção (THDA) ou de um estilo de personalidade impulsivo.

Tigrão é conhecido por sua impulsividade e tendência a saltar em situações sem avaliar os riscos envolvidos. Isso pode ser visto como uma analogia para comportamentos impulsivos observados em pessoas com THDA.

Bisonho (Ió)

Ió é um burro melancólico, frequentemente retratado como pessimista e deprimido. Sua visão negativa da vida pode ser associada ao Transtorno Depressivo Maior ou à disposição crônica de ver o lado negativo das coisas.

Ió é conhecido por expressar sua tristeza e desesperança, muitas vezes achando que nada dará certo. Sua perspectiva pessimista pode ser vista como uma representação da tristeza e desânimo associados à depressão.

Abel

Abel é um coelho que sempre precisa manter as coisas organizadas o tempo todo, por isso, a pesquisa relaciona o personagem ao transtorno obsessivo compulsivo (TOC). Sua energia raivosa é frequentemente gasta contando, recontando e arranjando tudo que está à sua volta. 

Guru

 Superprotegido pela mãe Kanga, o pequeno canguru Guru apresenta fortes sinais de autismo. Apesar dos constantes avisos de sua mãe, Guru muitas vezes se desliga do mundo a sua volta e cai em situações perigosas. 

Cristovão

Como o único personagem humano, acredita-se que Cristovão seja a mente criativa por trás da existência dos demais personagens e, por isso, a pesquisa supõe que ele seria a representação da esquizofrenia.

Ao contrário da crença popular, os esquizofrênicos nem sempre veem ou escutam coisas que não existem. Da palavra grego, esquizofrenia significa “mente separada”, ou seja, fora da realidade, como acontece com Cristovão ao imaginar sua coleção de amigos. 

Conclusão

Ainda que seja uma pesquisa bastante interessante, é importante destacar que essas interpretações são subjetivas e não são oficialmente reconhecidas como representações dos transtornos mentais. As histórias do Ursinho Pooh foram originalmente criadas para entreter crianças e transmitir mensagens de amizade, imaginação e valores positivos.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK