5 valiosos conselhos de Bill Gates que o levaram ao sucesso

25/08/2020 às 12:01 Coaching

5 valiosos conselhos de Bill Gates que o levaram ao sucesso

Algumas pessoas fazem tanto sucesso e riqueza com seus negócios que, muitas vezes, nos perguntamos se existe alguma fórmula mágica que faça isso acontecer. Na verdade, certas características do empreendedor é que são as grandes responsáveis por tamanho destaque no mercado.

Por isso, esse post vai te mostrar 5 valiosos conselhos de Bill Gates, que o tornaram um dos homens mais ricos do planeta. Chegou a hora de se inspirar em uma referência mundial, quando o assunto é empreendedorismo. Fique conosco até o final e boa leitura!

Bill Gates: filantropo e fundador da Microsoft

Bastante conhecido por sua riqueza e sucesso, Bill Gates é referência quando o assunto é empreender. Proprietário da gigante Microsoft, que é das empresas mais valiosas do mundo e que faturou a bagatela de 126 bilhões de dólares, somente em 2019, Gates ainda encontra tempo para praticar a filantropia.

Conheça agora suas valiosas dicas e procure segui-las à risca:

Mostre o motivo de cada atitude

Para Bill Gates, colaboradores que não entendem a importância de uma tarefa e como eles podem contribuir para que ela se realize da melhor forma possível, acabam não dando a devida atenção para a mesma. E isso pode ser prejudicial para toda a organização, a curto e longo prazo.

Para esse visionário, um bom líder deve saber delegar bem mas, acima de tudo, mostrar claramente os motivos que levaram ao cumprimento dessa ou daquela tarefa. Para Gates, quando se compreende o objetivo, tudo fica mais claro e fácil de se fazer.

Segundo o empresário, mostrar que cada tarefa no dia a dia da empresa é uma grande oportunidade, pode gerar mais motivação e maiores chances de ser devidamente cumprida como deveria.

Tenha expectativas e objetivos bem definidos para cada colaborador

Quando os funcionários de uma empresa têm ciência da sua importância e do seu papel na realização das suas funções, a tendência é que eles fiquem muito mais comprometidos e motivados em darem o melhor de si.

Por isso, Gates orienta que todo empreendedor deve comunicar de forma clara todas as suas expectativas e objetivos em relação a todos os seus colaboradores. Depois disso, ele deve confirmar que todos, sem exceção, entenderam e pedir para que os mesmos repitam o que foi dito.

Saber delegar tarefas para a pessoa certa

Para Bill Gates, ter habilidades diversas, experiência e conhecimento são fundamentais para se cumprir com êxito uma tarefa delegada. Por isso, o empresário deve conhecer a fundo cada colaborador, bem como suas principais qualidades profissionais e pessoais. Delegar algo é coisa séria e se ele errar na escolha, todos perdem.

Então, na hora de delegar a responsabilidade de um projeto para determinado colaborador, é preciso analisar o seu “histórico” como funcionário e ver se ele é o mais indicado para assumir mais uma tarefa. Afinal, ele vai precisar de tempo para se dedicar ao cumprimento dela.

Apesar de não ser uma tarefa fácil, é bastante comum se enganar quando se vai delegar algo importante. Por isso, uma análise minuciosa do perfil do colaborador é fundamental para não perder tempo, dinheiro e ter um grande desgaste mental. 

Foco sempre nos resultados

Para Bill Gates, o empreendedor não deve ficar atrelado nas diversas formas de executar uma tarefa ou como ele teria feito diferente. O importante é manter o foco sempre nos resultados alcançados. Um líder nato precisa dar toda a liberdade para seus colaboradores criarem a melhor forma de trabalharem, desde que as metas sejam alcançadas.

Pode até não parecer, mas esse voto de confiança do líder pode aumentar bastante a motivação e a confiança de toda uma equipe. E podemos convir que, contar com funcionários motivados e empenhados em sempre atingir resultados positivos, é fundamental para todas as organizações.

É por isso, segundo Gates, que pequenas atitudes de um empreendedor de sucesso, como essa que citamos, pode fazer uma enorme diferença na rotina dos colaboradores, que irão se esforçar cada vez mais em cumprir suas funções. Vale destacar que saber como definir metas é um dos segredos para o sucesso. 

Reconheça e recompense

Faz parte da natureza humana a necessidade de reconhecimento por seus êxitos durante a vida pessoal e profissional. E isso é até saudável, do ponto de vista psicológico. Ser elogiado faz bem para o nosso ego, independentemente das circunstâncias. No mundo empresarial, o reconhecimento só traz benefícios para todo o negócio. Mas um feedback construtivo também é importante. 

Por isso, para Bill Gates, reconhecer o esforço de algum membro ou até de toda a equipe, pode dar uma dose extra de motivação e empenho, que é algo que todo líder precisa que seus colaboradores tenham todo os dias. Para turbinar ainda mais essas qualidades tão essenciais em uma equipe, recompensá-la de alguma forma é uma atitude inteligente.

A falta de reconhecimento dos colaboradores é um dos principais motivos que levam talentos em potencial a pedirem demissão das empresas. Perder funcionários competentes e capacitados para a concorrência por falta de reconhecimento, pode não ser tão benéfico assim para uma empresa. 

Agora que você conheceu os preciosos conselhos de Bill Gates que o levaram ao sucesso, que tal segui-los fielmente para ver sua empresa prosperar no mercado? Pode acreditar, é possível e só depende de você!

Venha para o IBND

O curso de coach do IBND é ministrado por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano.

O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!

 


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK