Sociedade 5.0: saiba mais a respeito

16/10/2021 às 11:06 PNL

Sociedade 5.0: saiba mais a respeito

Vivemos em uma sociedade que está em constante transformação. Diante de tantas inovações tecnológicas cada vez mais modernas e que deixam a nossa vida muito mais simples e prática, essa revolução nos leva a refletir sobre um conceito que vem sendo bastante discutido ultimamente: a sociedade 5.0. Esse artigo vai te mostrar do que se trata, os pilares conceituais dela e os principais desafios para todas as pessoas. Fique conosco até o final e aproveite a leitura!

O que é sociedade 5.0? 

Trata-se de um importante conceito criado no Japão que tem o objetivo de usar as tecnologias já existentes em benefício do ser humano. Enquanto a Indústria 4.0 tem o seu foco na ampla modernização e automação de fábricas, shoppings, hospitais e indústrias em geral, a sociedade 5.0 mantém o seu foco no homem, como o centro de toda a inovação tecnológica já realizada. 

Na verdade, a sociedade 5.0 visa fazer uma importante integração de todos os benefícios tecnológicos com a qualidade de vida do homem moderno. Em suma, o ser humano será o centro da nova sociedade que será permeada pelas smart cities (cidades inteligentes). Mas vale ressaltar que a sociedade 5.0 jamais existiria sem os avanços tecnológicos realizados pela Indústria 4.0. 

Pilares da sociedade 5.0

Agora que você está por dentro do conceito de sociedade 5.0, conheça os seus 3 pilares conceituais de sustentação: 

Qualidade de vida

Esse pilar conceitual da sociedade 5.0 implica em deixar as tarefas do dia a dia mais fáceis e práticas, ou seja, promover uma automatização das atividades repetitivas e rotineiras. Isso permite que o homem tenha mais tempo livre para aprimorar seus conhecimentos e desenvolver estratégias que agreguem mais valor em sua vida profissional. Fazer um curso de hipnose pode ser útil para se alcançar esse propósito. 

Quando falamos na qualidade de vida oferecida pela sociedade 5.0, nos referimos aos grandes centros urbanos mais seguros e convenientes para se viver, além de  um ambiente de trabalho bem menos estressante e com o uso de inovações tecnológicas que realizam todo o trabalho pesado, transferindo para os colaboradores somente as atividades mais intelectuais. E isso se traduz em mais qualidade de vida. 

Maior inclusão social

A proposta da sociedade 5.0 é que todas as pessoas tenham acesso às benesses da tecnologia, que oferece ferramentas cada vez mais inovadoras e práticas. O objetivo é deixar a sociedade mais igualitária, em todos os sentidos, o que pode levar a uma drástica diminuição dos problemas econômicos e sociais. 

A intenção da sociedade 5.0 é criar um mundo com menos exclusões e promover o acesso de milhares de pessoas a serviços considerados essenciais, além de poderem usufruir dos benefícios dos avanços tecnológicos. Sem uma maior inclusão social e com um enorme abismo entre ricos e pobres, fica praticamente impossível implantar esse novo conceito em nossa sociedade. 

Sustentabilidade

O último pilar da sociedade 5.0 é a sustentabilidade. Isso implica que precisamos ter iniciativas sustentáveis por parte das empresas e dos órgãos governamentais. O consumo desenfreado apresenta efeitos devastadores ao meio ambiente, já que evidencia a exploração constante dos recursos naturais, cada vez mais finitos. Saiba como atingir o break even.

Por isso, a sociedade 5.0 incentiva práticas de sustentabilidade que sejam saudáveis, como o uso de energias renováveis, como a solar e a eólica, por exemplo.  Além disso, é necessário atenção especial quanto a fauna e flora, evitando a degradação de espécies raras de animais e o desmatamento inconsequente. É uma tarefa árdua, sem dúvidas, mas extremamente necessária. Precisamos viver em uma sociedade mais sustentável. 

Principais desafios propostos pela sociedade 5.0

Conheça agora quais são desafios que o conceito de sociedade 5.0 nos leva a refletir: 

Mudança de mentalidade

Para que o principal objetivo da sociedade 5.0 (mais qualidade de vida e bem-estar para todos) seja alcançado, é preciso que haja uma drástica mudança de mentalidade de toda a população, que ainda é bastante individualista. 

Se todos nós focarmos em termos uma sociedade mais inclusiva e igualitária, todo mundo sai ganhando. Se tivermos uma boa visão de futuro, logo vamos perceber que essa mudança precisa acontecer o mais depressa possível. Conheça a cativante história da Artcoco

Ação conjunta da sociedade

Outro desafio da sociedade 5.0 é conseguir criar uma ação conjunta de toda a sociedade, com cada pessoa fazendo a sua parte. Dessa forma, os objetivos podem ser mais facilmente alcançados. Quando as pessoas dão as mãos e se unem em prol de um único objetivo, tudo flui mais com mais naturalidade e os resultados são alcançados mais facilmente. 

Deixar os interesses pessoais em segundo plano e focar no bem-estar e em uma sociedade que prioriza a qualidade de vida do ser humano. Essa é a grande questão que não pode ser esquecida. 

Fomento de boas práticas das organizações

As empresas, independente do segmento de atuação, exercem um importante papel para que a sociedade 5.0 comece logo a fazer parte da vida de todos nós. Na verdade, é preciso que haja um fomento de boas práticas sustentáveis por parte das organizações. A inclusão digital, por exemplo, ainda precisa abranger muito mais pessoas em todo o mundo. 

E isso depende exclusivamente das empresas tomarem as rédeas da situação  e agirem. Essas iniciativas podem fazer uma baita diferença e contribuem para que a sociedade 5.0 se torne uma realidade na vida de todo mundo.

E você? Está fazendo a sua parte para que a sociedade 5.0 se torne cada vez mais evidente e beneficie todas as pessoas? Pode acreditar, esse conceito pode mudar o mundo em que vivemos. 

Venha para o IBND

Os cursos do IBND são ministrados por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano.

O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK