O que é e como implementar o modelo 70/20/10?

03/08/2019 às 16:23 Coaching

O que é e como implementar o modelo 70/20/10?

As empresas têm mudado a forma de desenvolvimento de seus funcionários. Através do modelo 70/20/10, muitos empreendedores passaram a notar que a evolução de seus colaboradores foi superior e mais dinâmica do que os antigos processos de treinamentos oferecidos.

O que é modelo de aprendizagem 70/20/10?

Nos anos 1990, estudos realizados pelos professores Morgan McCall, Robert Eichinger e Michael Lombardo, do Center for Creative Leadership, da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, apontaram que para uma aprendizagem mais rápida e efetiva, seria preciso um novo modelo de aprendizagem mais expansivo.

A partir disso, eles formularam o modelo de aprendizagem 70/20/10, que propõe uma descentralização do modelo de aprendizagem e a mescla de diversas abordagens.

Para eles, existem diversas formas para o crescimento profissional e ele nem sempre está ligado a treinamentos, mas a expectativas e fatores de motivação pessoais.

Dessa forma, eles dividiram o processo de aprendizagem em três partes, confira abaixo:

70% do aprendizado se dá através das próprias experiências (aprendizado on-the-job)

Conhecida como aprendizagem on-the-job (no trabalho, em português), os criadores desse modelo de aprendizagem afirmam que a maior parte do aprendizado, neste caso 70% dele é obtido através das experiências pessoais de cada colaborador.

Assim, em sua maior parte, o desenvolvimento de um profissional se dá através da vivência diária no cotidiano de uma empresa.

Todas as experiências positivas e negativas são capazes de moldar novos conhecimentos.

É no dia a dia de trabalho que se resolve problemas, se aprende novas funções na prática e é possível trocar conhecimento sobre novas habilidades e processos da empresa com outros colaboradores.

Com isso, a aprendizagem através do trabalho cotidiano é rica para o colaborador e isso se deve bastante ao contato direto e prático com os demais colegas de trabalho, sejam eles seus superiores ou subordinados.

20% de aprendizagem com os outros

Dos 30% restantes, 20% da aprendizagem de um profissional é resultado das suas interações no dia a dia de trabalho.

Isso se deve principalmente aos feedbacks que ele recebe sobre o trabalho que está executando.

Os feedbacks recebidos e a tiragem de dúvidas são os principais fatores desta parte do aprendizado.

A interação diária entre os colaboradores serviria para correções e para a criação de modelos profissionais que inspiram o processo de aprendizagem na empresa.

Dentro do modelo 70/20/10, esta é a parte que o Coaching entra.

Você sabe qual é a Origem do Coaching?

O processo possui várias ferramentas que auxiliam os colaboradores a promoverem um ambiente de trabalho mais leve e produtivo, adotando uma comunicação eficaz, alinhando processos e gerindo melhor os conflitos.

10% de aprendizagem formal

Os 10% restantes do processo de aprendizagem seriam adquiridos através de cursos, certificações, treinamentos e participação interativa em congressos, seminários e outros tipos de eventos onde haja a troca de experiência e o aprendizado direto com outros profissionais.

Apesar de formal, a aprendizagem nessa fase deve ser a mais interativa e dinâmica possível. Os padrões engessados de cursos formais não são mais suficientes para auxiliar no desenvolvimento de novas habilidades.

O colaborador deve sentir que está sendo desafiado o tempo todo para adquirir novos conhecimentos.

 

Como o Coaching atua na implementação do modelo de aprendizagem 70/20/10?

O Coaching entra neste processo na parte dos 20% de aprendizado com os outros. Essa parte do processo de aprendizagem é informal e estimula a imersão dos colaboradores em metodologias como o Coaching.

O processo de Coaching é visto como uma das metodologias mais eficientes de desenvolvimento humano, por isso muitas empresas têm contratado profissionais do ramo para potencializarem o processo de aprendizagem de seus colaboradores.

As técnicas e ferramentas que aprende no Curso de Coaching podem tornar profissionais mais produtivos e ajudá-los a aproveitarem o máximo de seu potencial de crescimento.

Dessa forma, um colaborador pode ter um processo de aprendizagem acelerado e dar um upgrade em sua carreira profissional no curto e no médio prazo.

Quais são os principais benefícios do modelo de aprendizagem 70/20/10?

 Esse modelo de aprendizagem ajuda na aquisição de conhecimento mais rápido e efetivo. O modelo também é bastante efetivo para o processo de crescimento contínuo de um profissional dentro de uma empresa.

Confira abaixo quais são os principais benefícios do modelo de aprendizagem 70/20/10:

Aprendizado na prática

O modelo 70/20/10 foca na troca de experiências entre os profissionais de uma empresa e no conhecimento obtido no dia a dia de trabalho.

Com isso, o colaborador adquire conhecimento vivenciando-o na prática. Ao mesmo tempo em que ele desempenha suas funções de rotina, ele está aprendendo algo novo e se desenvolvendo como profissional.

Estímulo da criatividade

Como todas as partes do processo estimulam troca direta ou indireta entre os colaboradores, os profissionais conseguem se manter motivados e criar novas soluções para otimizar os processos da empresa.

Essa troca aguça e estimula a criatividade em todo o processo, o que é essencial para a criação de novas soluções inovadoras no mercado.

Profissionais mais motivados

Um dos principais objetivos desse modelo de aprendizagem é deixar o profissional mais motivado.

E isso acontece através do aumento da participação efetiva do colaborador nas atividades da empresa.

A troca de experiência, o desafio de lidar com novas responsabilidades no dia a dia e os novos cursos potencializam o crescimento do indivíduo e são molas impulsoras para sua carreira profissional, o que os faz nutrir uma motivação cada vez maior.

Gostou deste artigo? Conheça a nossa Formação em Coaching.   


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK