Revisado: Conheça os principais estilos de liderança

31/01/2020 às 13:36 Dicas

Revisado: Conheça os principais estilos de liderança

Você sabia que existem diversos estilos de liderança? Ainda não? Bom, você vai conhecê-los neste artigo. Ser um líder é o sonho de muitos profissionais atualmente, todos querem liderar equipes, ocupando cargos de gestão importantes em empresas.

Mas como tirar o melhor proveito disso?

Nós sabemos que liderar não é um dom, mas uma habilidade adquirida e aperfeiçoada com o tempo.

Agora, se você está se preparando para liderar ou já é um líder, você precisa conhecer os diferentes estilos de liderança.

Dentro deles, é impossível entender como cada estilo pode lhe ajudar a entregar os resultados que você precisa.

Muitas vezes, os resultados não são alcançados devido a sua forma de liderar. Isso é mesmo, como líder você deve encarar que é o principal responsável pelo fracasso dos seus liderados.

Formação Practitioner em PNL Rio de Janeiro

Aqui você conseguirá identificar qual é o seu estilo de liderança e como sua equipe está reagindo a ele. Dessa forma, você pode passar a mesclar estilos ou trocar estilos para obter melhores resultados.

O que é Liderança?

Para entender melhor sobre os estilos de liderança, precisamos entender o que conceito por trás dessa palavra.

Liderança é a influência que exercemos sobre as pessoas. Através dela, conseguimos construir uma autoridade capaz de fazer pessoas a realizarem nossas ordens e pedidos respeitosamente.

Aí começam as diferenças entre líderes e chefes. O líder exerce o seu poder pela autoridade, pela sua influência, por isso todos gostam de tê-lo como capitão da equipe.

Já o chefe, exerce o seu poder pela alcunha do seu cargo, ou seja, as pessoas só cumprem suas ordens porque ele está num cargo superior a elas.

Dentre os estilos de liderança que mostraremos abaixo, você verá que existem aqueles mais usados pelos líderes e mais usados pelos chefes.

Assim, você poderá descobrir como sua capacidade de liderança pode ser desenvolvida da maneira certa, através da construção de uma autoridade genuína.

Entendendo o conceito de liderança, podemos passar para os principais estilos de liderança, confira-os abaixo:

Liderança autocrática

A liderança autocrática se caracteriza pelo autoritarismo e pela centralização de poder. Esse é o estilo mais usado pelos “chefes”, ainda presos a um modelo antigo de liderança.

Como já falamos acima, os chefes exercem sua autoridade pelo poder do seu cargo. E isso gera insegurança e medo em seus comandados.

A autocracia tende a causar impactos muito negativos a longo prazo, mas é uma aposta muito usada, porque teoricamente consegue aumentar a produtividade de imediato.

Um líder deve buscar se afastar da liderança autocrática, evitando a centralização de poder e a tentativa de imposição de tarefas por medo.

Assim, não se deve buscar a autocracia como solução para “colocar a empresa nos eixos”, como muitos falam.

Ao contrário do que muitos pensam, a liderança autocrática não impõe disciplina e respeito, mas medo e insegurança.

Com o tempo, dependendo da equipe, é capaz que os próprios funcionários se virem contra o gestor, podendo causar inclusive a demissão do mesmo.

Conheça a nossa Formação Practitioner em PNL.

Formação Practitioner em PNL Rio de Janeiro

Liderança inspiracional

Um líder inspirador é aquele que possui a capacidade de ajudar os colaboradores a acreditarem e desenvolverem todo o seu potencial.

Para isso, ele se mostra 100% comprometido e motivado para ajudar as pessoas.

Assim, ele coloca como prioridade a busca por metas e desafios, promove a meritocracia e dá todo suporte necessário para o crescimento dos funcionários.

A liderança inspiracional é necessária nos dias atuais, onde precisamos empurrar profissionais para o crescimento.

Esse tipo de liderança pode ser responsável por uma retenção de talentos eficiente, diminuindo a rotatividade de funcionários e outros custos operacionais.

Enxergar e maximizar o potencial dos profissionais é um excelente caminho para um líder. Isso tende a gerar melhores resultados para a empresa.

Liderança permissiva

O líder permissivo é aquele que faz todas as vontades dos membros de sua equipe. Em outras palavras, o gestor nunca diz NÃO para um comandado.

Isso pode acontecer porque ele espera ser agradável e aceito por todos, ou simplesmente por ter medo de dizer NÃO.

No longo prazo, a liderança permissiva pode gerar a insubordinação dos funcionários. A falta do “pulso firme” também pode fazer com que os colaboradores duvidem da capacidade do gestor em liderá-los.

Dentre os tipos de liderança, a permissiva é uma péssima escolha para qualquer líder. Acatar todas as decisões dos funcionários é um grande erro.

O líder deve ter a segurança para ouvir pedidos e opiniões de seus colaboradores e analisar friamente cada questão para decidir o melhor para a equipe e para a empresa.

Liderança compreensiva

Diferente do líder permissivo, o líder compreensivo é aquele que busca satisfazer as necessidades dos seus liderados.

Você deve estar pensando: não é a mesma coisa? Bom, não é! Estamos falando em atender as necessidades e não as vontades dos funcionários.

Atender as necessidades dos funcionários é essencial para manter a equipe motivada. Geralmente, a maioria das reivindicações atendidas visam a melhora da infraestrutura da empresa.

Isso facilita bastante o trabalho dos colaboradores e aumenta a sua produtividade.

Um líder compreensivo consegue ouvir, delegar tarefas e atende as necessidades dos colaboradores, conforme isso seja necessário.

Formação Practitioner em PNL Rio de Janeiro

Esse estilo de liderança faz com que líderes cresçam no mercado, já que eles atingem os resultados esperados.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça a nossa Formação Practitioner em PNL.

Gostou de nosso post? Compartilhe:

Todos os Direitos Reservados ®